quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fatores que interferem na luz

àLUZ
Dois fatores que interferem na luz: Obturador e abertura do diafragma.

CONTROLE MANUAL DA MÁQUINA DIGITAL
                                                             
                                                     I-Abertura
                                                     II- Velocidade do Obturador
                                                     III- O Cronômetro


1.       Abertura (nas câmeras digitais AV. ou M )

Controla a luz e influência na profundidade de campo.
É o espaço de tamanho que é variável dentro da objetiva pelo qual passa a luz, mas também conhecido como diafragma – é o f-stop.  Na tela aparece a letra f.
1.1    Tamanho
O valor do f-stop é uma expressão do tamanho físico da abertura
F=mm da objetiva /valor da abertura.
Obs: quanto menor o valor da objetiva mais espaço consegue enquadrar.
Quanto mais valor (f 8.0 < f 11.0) menor o tamanho da abertura.
1.2    Luz
O tamanho da abertura, ou seja, do diafragma muda a intensidade da luz.
Ex. f 1.2 a imagem é mais clara do que  f2.0.
1.3    Profundidade de campo
É a expressão da nitidez que se estende pelos planos da imagem do centro focal. Expressa a nitidez da imagem na terceira dimensão. Profundidade de campo não é igual a foco.
O tamanho da abertura do diafragma influência na profundidade de campo.
Maior abertura é menos a profundidade de campo, ou seja, na menor abertura a nitidez ao fundo é maior, logo maior a profundidade.

2.       Velocidade do Obturador (TV “controle manual- só obturador”, M controle manual da abertura e do obturador”)

O tempo que a imagem será exposta à luz, medido em frações de segundo.
Ex. 1.000 =1/1000 de uma segundo (uma fração de segundo sobre mil)
       0’’7 = 7/1000 de um segundo (sete frações de segundo sobre mil)
      5’’0 = Cinco segundos
2.1    Luz
Quanto mais rápida a velocidade do obturador, menos luz terá contato com o filme/chip.
Cenas com muita luz exigem obturadores mais rápidos para não correr o risco de estourar a luz, quer dizer, sobrexpor a imagem.
Cenas com pouca luz exigem obturadores mais devagar para não correr o risco de subexpor a imagem e deixá-la escura.
2.2    Movimento
Quanto mais lenta a velocidade, mais possibilidade de pegar os traços do movimento, logo, a imagem fica mais borrada.
Quanto mais rápida a velocidade, menor a possibilidade de pegar movimento, assim a imagem fica menos borrada.
A representação do movimento depende de três fatores: A velocidade do objeto em movimento; a distância entre o fotografo e o objeto em movimento; a velocidade do obturador.
Não há um método só para captar movimento. Portanto experimente!
Lembre-se que valores de velocidade mais lento que 1/30 também correm risco de pegar o movimento de mão do fotógrafo  e podem sair tremidas. Tenha muito cuidado com o equilíbrio da máquina quando for trabalhar com velocidades mais lentas. Qualquer valor abaixo de 1/10 requererá um tripé ou uma superfície improvisada.

3.       Cronômetro
A forma que a máquina mede (tirando uma média) a luminosidade da área enquadrada.

                              CRONÔMETRO
             


_ ISO
Tem a ver com a nitidez do grau do filme.
Ex.   ISO 80 – mais quadrinhos(pixels) ,menos luz e mais nitidez.
        ISO 100 – menos quadrinho (pixels), mais luz e menos nitidez
Lugares com luz do sol melhor o uso de menos ISO, tipo ISO  80 a ISO 400.
Lugares com baixa claridade melhor o uso de mais ISO, tipo ISO  800 a ISO 1.600. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário