sábado, 12 de novembro de 2011

Regra: "A fotografia é comunicar visualmente primeiro, e depois emocionalmente"

Aula do dia 03 out. 2011 foi o estudo sobre as funções que devemos perceber e considerar na fotografia.

  •   Enquadramentotem a ver com o que você quer dentro das bordas da imagem.

                                     - Questões como:  Horizontal? Vertical? Inclinada? 


  •   Ponto de vista: tem a ver com a posição do fotógrafo.

                                     - Questões como: Frontal? Perfil?Costas? 
                                                                 Distância: aproximar/afastar?
                                                                 Ângulo: agachar/subir?


Nessa aula foi solicitada as seguintes pesquisas:
PesquisaContraluz. 

Na busca por essa pesquisa, encontrei falando sobre contraluz em filmagens, também algumas discussões sobre uma fotografia no site http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=24485.0 questionando se seria silhueta ou contraluz. Nessa discussão alguém explicou " Não é um contraluz, é uma silhueta. Contraluz caracteriza-se pela fotometria no primeiro plano, deixando o fundo iluminado superexposto. Silhueta caracteriza-se por fotometria no fundo, deixando o primeiro plano desenhado em preto." e deixou a sugestão do site http://oelfo.blogspot.com/2008/07/silhueta-e-contraluz.html logo fui dá uma conferidinha, lá estava:

Silhueta e Contraluz

Aprendi essa semana que fazia uma confusão com dois termos em fotografia. Achava que contraluz era a fotografia feita com a luz por trás do assunto de forma que do assunto em primeiro plano aparecesse apenas o contorno. Mas, na verdade isso tecnicamente se chama de silhueta. O contraluz também é feito com a luz por trás, mas a fotometria é feita no primeiro plano, ao contrário da silhueta que tem a fotometria no fundo do cenário.
Tá meio complicado né? Mas, com um exemplo fica bem mais fácil de entender.
Contraluz
Silhueta

Assim ficou mais esclarecedor, não é? Mas mesmo assim é bom ler o texto sobre contraluz em filmagens.


Contra-luz(backlight , rim light ou kicker) em um sistema de iluminação de 3 pontos, é a luz que localiza-se atrás da pessoa que está sendo gravada. Tem a finalidade básica de moldar o rosto da pessoa destacando-o do cenário ao fundo e evidenciando a distância em que o mesmo se encontra em relação ao fundo. Após o posicionamento da luz principal, a contra-luz é ajustada diametralmente oposta à mesma, como mostra a figura abaixo, ilustrando a vista de cima das duas luzes, da câmera e da pessoa a ser gravada:
A luz deve ser direcionada para a parte de trás dos cabelos e ombros da pessoa. A contra-luz não deve ser suavizada com difusores ou softboxes ; deve ser um tipo de refletor capaz de ser focalizado somente sobre a pessoa. Isso porque luzes difusas propagam-se em um leque bem aberto, podendo atingir a objetiva da câmera acarretando com isso reflexos indesejados. Mesmo que difusores não estejam sendo utilizados, às vezes, conforme seu posicionamento, parte da luz emitida pela contra-luz pode atingir a objetiva da câmera. Se isto ocorrer, flags ou barndoors podem ser posicionados adequadamente sobre o refletor, até bloquear a luz que atinge a câmera. Ao contrário da luz principal, sua altura não é tão importante, desde que esteja acima da cabeça da pessoa, da luz principal e que não atinja a objetiva da câmera. Pode até mesmo ser presa no teto, atrás da pessoa.
A intensidade da contra-luz deve ser maior ou menor, conforme as características particulares da pessoa que está sendo gravada. Assim por exemplo, cores claras de cabelo e pessoas calvas exigem contra-luz menos intensa. Como não são indicados dispositivos difusores para este tipo de luz, a solução para atenuar ou aumentar sua intensidade é afastar ou aproximar o refletor do local onde a pessoa está. Por outro lado, a intensidade maior ou menor dessa luz interfere também, embora em menor escala do que ocorre com a luz de preenchimento, na atmosfera geral da cena: uma contra-luz mais intensa torna o aspecto da pessoa mais dramático e glamuroso. A questão da calvície tem ainda uma solução alternativa: o uso de pó apropriado de maquiagem para reduzir o brilho e os reflexos, com a vantagem adicional de também absorver a transpiração.
Em alguns casos a contra-luz pode ser eliminada, principalmente se a luz principal e a luz de preenchimento são do tipo suavizadas, caso contrário o resultado final não será harmônico.






Pesquisa: Fotógrafo Tiago Santana. 
Fonte:http://www.localfoto.com.br/novo/fotografos.aspx?idfotografo=28 


Tiago Santana
Como me tornei fotógrafo
...
Biografia/Curriculo
TIAGO SANTANA, Fotógrafo Independente. Atua desde 1989, como fotógrafo profissional trabalhando com fotografia documental. Fundador da Editora Tempo d'Imagem (1994), Editora especializada em livros de fotografia. É contemplado com a Bolsa Vitae de Arte, Fundação Vitae (São Paulo) em 1994, com o trabalho Benditos, cujo livro foi publicado em 2000 e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Funarte (Rio de Janeiro), em 1995, com o trabalho Os Caminhos de Fé - a visão de um pau-de-arara.
Tiago tem seu trabalho publicado em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior e participados de importantes acervos e coleções de fotografia.
Atualmente desenvolve projetos editoriais na Editora Tempo d’Imagem em São Paulo-SP e Fortaleza-CE.
É diretor do IFOTO - Instituto da Fotografia em Fortaleza, Ceará - BRASIL.

Cronologia
NASCIMENTO
1966 - Crato CE – BRASIL, 07 de Setembro


ATIVIDADES EM ARTES VISUAIS
1989 - Início da carreira profissional como fotojornalista e documentarista
1989/1990 - Fortaleza CE - Coordenador da 1ª e 2ª Semana de Fotografia do Ceará - Fotografia Fortaleza
1990 - Desenvolve trabalho pessoal de documentação das manifestações populares do Nordeste brasileiro e se dedica as romarias a Juazeiro do Norte
1993 - Fortaleza CE - Fundador do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz, que reúne fotógrafos de Fortaleza, desenvolvendo atividades de difusão da fotografia como um meio de expressão pessoal
1994 - Fortaleza CE - Sócio-fundador da Editora Tempo d´Imagem
1996 - Fortaleza CE - Fotos em Fortaleza 27 Graus , editado pela Tempo d´Imagens e Prefeitura de Fortaleza
1997 - Rio de Janeiro RJ - Fotos publicadas em Rio Cidade - O Urbanismo de Volta às Ruas, editado pela Mauad e Prefeitura do Rio de Janeiro
1997 - Rio de Janeiro RJ - Trabalho publicado no livro Linha Amarela - A Nova Cor do Rio, editado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
1998 - Fortaleza CE - Seus trabalhos são publicados no livro Brasil Bom de Bola, editado pela Tempo d´Imagens
1998 - São Paulo SP – Trabalho publicado no livro Brasil, editado pela Editora Prêmio
1998 - É Representante no Ceará do NaFoto - Núcleo de Amigos da Fotografia de SP
1999 - Rio de Janeiro RJ - Seus trabalhos são publicados no livro Cidade Inteira, editado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
2001 - Oxford (Reino Unido) - Seus trabalhos são publicados no livro Acts of Faith: contemporary Brazilian Photography editado por Elizabeth Edwards e publicado pelo Pitt Rivers Museum University of Oxford em conjunto com BrasilConnects
2001 - Fortaleza CE - Publica com outros fotógrafos o livro Mar de Luz, editado pela Tempo d´Imagem
2001 - São Paulo SP - Publica o livro Benditos, Editora Tempo d’Imagem
2002 - São Paulo SP - Publica em conjunto com Antônio Augusto Fontes, Celso Oliveira, Ed Viggiani e Elza Lima, o livro Brasil sem Fronteiras, editado pela Tempo d´Imagem
2004 - Fortaleza CE – Publica com outros fotógrafos o Livro Um olhar de cada um – Áreas de proteção ambiental do Estado do Ceará – Editora Tempo d’Imagem
2004 – Eleito Diretor do IFOTO – Instituto da Fotografia - Fortaleza - Ceará.


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS
2000 - Fortaleza CE - Benditos, no Centro Cultural Dragão do Mar
2001 - São Paulo SP - Benditos, no Sesc Pompéia
2001 - Liège (Bélgica) - Benditos, na galeria L'Oeil Nu
2003 - São Paulo – O Cão de Graciliano, no SESC Pompéia
2003 - Centro Cultural Banco do Nordeste - Fortaleza-CE e Fundarte - Maceió AL - O Chão de Graciliano
2004 - Recife-PE - O Chão de Graciliano - Fundação Joaquim Nabuco
2005 - São Paulo-SP - O Chão de Graciliano – FNAC São Paulo
2006 – Liége - Bélgica – Le rêve de São Paulo – Ecole Superieure des Arts Saint – Luc – (Bienal Internacional de Fotografia de Liége)
2006 – Ribeirão Preto – SP - BENDITOS - SESC Ribeirão Preto

EXPOSIÇÕES COLETIVAS
1989 - Fortaleza CE - 39º Salão de Abril, na Fundação Cultural de Fortaleza
1990 - Fortaleza CE - 41º Salão de Abril, no Centro de Artes Visuais Raimundo Cela - prêmio fotografia
1991 - Rio de Janeiro RJ - FotoRiografia, no MAM/RJ
1992 - Belém PA - 1º Salão Paraense de Arte Contemporânea, Fundação Cultural do Pará - prêmio fotografia
1992 - Munique (Alemanha) - Nahe dem Wilden Herzen (500 Anos de Descobrimento da América), na Aspekte Galerie - prêmio melhor fotografia
1993 - Fortaleza CE - 43º Salão de Abril, na Fundação Cultural de Fortaleza
1993 - Belém PA - 2º Salão Paraense de Arte Contemporânea, na Fundação Cultural do Pará
1993 - Fortaleza CE - Fotografia Contemporânea Cearense, na Galeria Ignês Fiuza
1993 - Fortaleza CE - Arte Postal Ceará - Dependentes da Luz, na Galeria do Centro de Turismo
1994 - Belém PA - 3º Salão Paraense de Arte Contemporânea, na Fundação Cultural do Pará
1994 - São Paulo SP - Fotografia Brasileira Contemporânea, International Photo Meeting, no Sesc Pompéia
1994 - Rio de Janeiro RJ - Documentaristas Contemporâneos Brasileiros, no Centro Cultural Banco do Brasil
1994 - Havana (Cuba) - Prêmio Ensayo Fotográfico, na Casa de Las Américas
1994 - João Pessoa PB - Quem Somos Nós, na 1ª Semana Paraibana de Fotografia
1994 - Fortaleza CE - Quem Somos Nós, no Museu do Ceará
1994 - Rio de Janeiro RJ - Quem Somos Nós, na Galeria Sérgio Milliet
1994 - Niterói RJ - Quem Somos Nós, na UFF
1995 - Belém PA - Quem Somos Nós, na Galeria Romulo Maiorana
1995 - Caracas (Venezuela) - Prêmio Ensayo Fotográfico, no Centro de Estudos Latinoamericanos, Casa Rómulo Gallegos
1995 - Herten (Alemanha) - Licht Bilder, 3º International Fototage Herten´95
1995 - São Paulo SP - Coletiva Brasileira de Retratos Anos 80 e 90, no Espaço Cultural Faap
1995 - São Paulo SP - Investigação Brasil, no Centro Cultural São Paulo
1995 - São Paulo SP - 5ª Coleção MASP/PIRELLI de Fotografias, no Museu de Arte de São Paulo
1996 - Ouro Preto MG - Quem Somos Nós?, no Festival de Inverno da UFMG
1996 - Curitiba PR - Brasil Mostra Tua Cara, na Bienal Internacional de Fotografia
1996 - Londres (Inglaterra) - Novas Travessias - Contemporary Photography in Brasil, Photographer´s Gallery
1996 - Colônia (Alemanha) - Lich Bilder, Junge Brasilianische Fotografie (Photokina), na Die Galerie Lichtblick
1996 - México - Muestra de Fotografia Latinoamericana - 5º Colóquio Latinoamericano, Centro de La Imagen
1997 - São Paulo SP - Os Sertões, no Itaú Cultural
1997 - Recife PE - Quem Somos Nós?, na Galeria Observatório
1997 - San Juan (Porto Rico) - Muestra de Fotografía Latinoamericana, no Instituto de Cultura Puertorriqueña
1997 - Belém PA - Arte Pará: fronteiras, no Museu de Arte do Belém - artista convidado
1997 - Santiago (Chile) - El Brasil de los Brasileros, na Contra Luz Galeria
1998 - São Paulo SP - Fronteiras, no Itaú Cultural
1998 - Rio de Janeiro RJ - Brasil Bom de Bola, no Museu da República
1998 - Fortaleza CE - Brasil Bom de Bola, na Galeria do Ibeu
1998 - Recife PE - Brasil Bom de Bola, na Galeria Observatório
1998 - Paris (França) - Brasil Bom de Bola, Caroussel do Louvre
1998 – São Paulo SP - Brasil Bom de Bola, no Museu da Imagem e do Som
1998 - Amsterdã (Holanda) - Brasil Bom de Bola
1998 - Madri (Espanha) - Brasil Bom de Bola
1999 - Wolfsburg (Alemanha) - Brasilianische Fotografie 1946 bis 1998, no Kunstmuseum Wolfsburg
2000 - São Paulo SP - A Fotografia no Espelho, no Espaço Museu de Arte Moderna de São Paulo.
2000 - Recife PE - Imagens de Fronteira, no Observatório Cultural Malakoff
2001 - Houston (Estados Unidos) - Brasil sem Fronteiras, no Houston Center for Photography
2001 - Itatiba SP - Fotógrafos Brasileiros, no Centro Mandala
2001 - Oxford (Reino Unido) - Acts of Faith: Brazilian contemporary photography, no The Ashmolean Museum of Art and Archaeology
2001 - Pittsburg (Estados Unidos) - Brasil sem Fronteiras, no Silver Eye Center for Photography
2002 – Santillana Del Mar – Espanha – Ressonâncias do Brasil, na Torre de Don Borja
2002 - São Paulo SP - Visões e Alumbramentos: fotografia contemporânea Brasileira da coleção Joaquim Paiva, no Pavilhão Lucas Nogueira Garcez – OCA – Fundação Bienal
2005 – Paris – França - Brèsil L’héritage Africain – MUSÉE DAPPER
2005 – Rio de Janeiro (RJ) – A Imagem do Som – Dorival Caymmi - Paço Imperial
2006 – São Paulo (SP) – O Retrato Popular – Pinacoteca do Estado de São Paulo


PRÊMIOS
1990 - Fortaleza CE - 41º Salão de Abril, Centro de Artes Visuais Raimundo Cela - prêmio fotografia
1992/1993 - Japão - Nikon International Photo Contest - Menção Honrosa na categoria P&B
1992 - Munique (Alemanha) - Nahe dem Wilden Herzen (500 Anos de Descobrimento da América), Prêmio melhor fotografia
1992 - Belém PA - 1º Salão Paraense de Arte Contemporânea, Fundação Cultural do Pará - prêmio fotografia
1993 - Fortaleza CE - 43º Salão de Abril, Fundação Cultural de Fortaleza – Prêmio fotografia
1993/1994 - São Paulo SP - Recebe a Bolsa Vitae de Arte - Fundação Vitae, com o trabalho Benditos
1995 - Rio de Janeiro RJ - Recebe o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Funarte, para desenvolvimento do ensaio fotográfico Os Caminhos de Fé - a visão de um pau-de-arara


ACERVOS
Brooklyn Museum - Nova York (Estados Unidos)
Casa de Las Américas - Havana (Cuba)
Houston Center for Photography - Houston (Estados Unidos)
Museu de Arte Moderna de São Paulo – São Paulo (SP)
Coleção Joaquim Paiva – Brasília (DF)
Coleção Lili Sverner - São Paulo (SP)
Coleção Pirelli / Masp de Fotografias - São Paulo (SP)
Fundação Cultural de Curitiba (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário